Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Assessor do governo ameaça demitir e funcionário ameaça contar que foi usado nas campanhas do PT

O clima é de terror na Assessoria de Comunicação do Governo do Acre e nas ultimas semanas o jornalista Itaan Arruda, na falta de liderança, tem usado da ameaça para manter sob o mínimo controle a área da comunicação do governo. Alem de controlar e-mails e telefones fixos, os profissionais tem por obrigação fazer relatos diários ao assessor sob pena de ser advertido ou até demitido, independente do cargo que ocupa.

Numa reunião que teve com o corpo funcional da Assecom na segunda-feira, 21, o assessor de Binho Marques foi categórico ao afirmar que “quem não se enquadrar nessas novas exigências que peça para sair antes de ser mandado embora”.

A ameaça se confirmou nesta terça-feira, 22, quando a repórter fotográfica Ângela Peres foi convidada por Itaan Arruda para uma reunião em seu gabinete. Durante o encontro ele reclamou da qualidade das fotos de Ângela e a ameaçou demiti-la caso ela não melhorasse nos próximos dias.

Ângela, que tem 23 anos da função nada disse ao chefe, mas entre amigos comentou que vai entrar com pedido de licença-prêmio (ela tem direito a 1 anos de afastamento) e quando retornar pedirá afastamento sem ônus. Segundo um dos amigos de Ângela, ela disse preferir ter perdas financeiras a ceder caprichos do assessor sem requisitos para ocupar a função.

Outro que deve ser mandado embora é o também repórter fotográfico Gleilson Miranda, um dos melhores do Acre e que durante anos trabalhou nas redações do jornal A Gazeta e A Tribuna. Até o repórter cinematográfico José Evandro, amigo pessoal de Jorge Viana está na linha do tiro.

O MOTIVO – Os funcionários contatados pela reportagem de ac24horas disseram não saber porque da mudança tão repentina no humor do assessor de comunicação. Eles afirmam que a relação piorou desde a polêmica entre o diretor da rádio Difusora Acreana e o governo. “Eles acham que nós somos culpados pela pouca visibilidade das coisas boas que acontecem no governo”, disse um deles.

Este grupo de funcionários que se mantém no anonimato para não sofrer represálias afirmou a reportagem que o governador Binho Marques culpa a área de comunicação pela pouca divulgação. Mas eles dizem que a culpa é do próprio governador que se esconde para não ser noticiado. E lembram com saudade da boa convivência que tinham com Jorge Viana. “O governador Jorge Viana era exigente mas sabia o valor de cada profissional. Dava gosto perder um final de semana, um feriado ao lado da família para servi-lo”, lembra outro.

“A coisa era tão harmoniosa no governo de Jorge Viana que fazíamos campanha com o maior prazer, pois éramos respeitados e o nosso trabalho tinha valor”, explica o líder do grupo de funcionários.

AMEAÇAS X AMEAÇAS - Mas essa pressão exercida por Itaan Arruda sobre os profissionais de mídia do governo pode trazer a tona assunto que sempre a oposição sempre suspeitos: que os funcionários contratados pelo governo e pagos com recursos do contribuintes sempre estiveram a disposição do Partido dos Trabalhadores durante as campanhas eleitorais.

Procurado pela reportagem de ac24horas para falar sobre as ameaças, um dos homens fortes da comunicação do governo, que está sendo ameaçado pelo assessor mandou um recado curto e grosso: “espero que o governador Binho saiba o que está mandando o seu assessor fazer, pois se a degola chegar até mim terei o mais prazer em contar as coisas que vivenciei e fiz a mando do palácio Rio Branco. Até dinheiro eu recebi e doei nas campanhas do PT”, ameaçou o funcionário que pediu para não identificado.

Como de costume o assessor de comunicação Itaan Arruda não atendeu a ligação da reportagem e nem deu retorno. Por conta disso na reportagem não consta a sua versão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News