O governo do Estado realiza na manhã desta quarta-feira, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação, o lançamento oficial da 9º edição do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar 2008. A cerimônia de abertura vai contar com a presença dos secretários estadual e municipal de Educação, Maria Corrêa e Moacir Fecury, respectivamente, além de gestores escolares, professores e alunos. Durante o lançamento, acontecerá apresentação da Orquestra Sinfônica do Acre e uma exposição de artes plásticas.
O Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar tem como meta estimular a melhoria do desempenho da escola pública identificando e reconhecendo estabelecimentos de ensino que estejam desenvolvendo boas práticas de gestão. Além de ser um importante instrumento para a escola, pois através dele, a instituição de ensino realiza uma auto-avaliação permitindo-se conhecer todas as suas limitações e seus pontos fracos e fortes.
As experiências das escolas são julgadas por uma comissão regional, que realizam um amplo processo de avaliação, composto por análise e visitas, itens relativos às gestões pedagógicas, participativas, de pessoas, de resultados educacionais e serviços. Considerado uma das mais altas premiações da categoria no Brasil, superando inclusive a versão nacional do evento, o prêmio distribui mais de 20 mil reais entre as três finalistas, além de troféus e um abono salarial de 20% no mês subseqüente ao prêmio, aos funcionários da instituição vencedora. Os recursos são investidos em projetos de melhoria da aprendizagem escolar.
Nos últimos anos, o evento tem se tornado mais competitivo, com um número cada vez maior de projetos, resultado do trabalho de equipe da SEE, que realiza um mês antes do lançamento a divulgação por meio de vídeos, conferências e distribuição de material informativo nas unidades de ensino dos 22 municípios acreanos.
Podem concorrer ao prêmio, todas as escolas públicas de Educação Infantil, ensino fundamental e médio com mais de 100 alunos matriculados. As inscrições acontecem de 23 de abril até o dia 30 de junho. Em Rio Branco, os projetos devem ser entregues na diretoria de gestão da SEE e nos demais municípios nos núcleos de educação.
Modelo de gestão - Participação da comunidade nas iniciativas da escola, projetos pedagógicos que garantem êxito na aprendizagem dos alunos, professores compromissados com a qualidade do ensino e preservação do patrimônio escolar são o grande diferencial apresentado pelas escolas concorrentes do prêmio, ao longo dos anos. Foi com esta iniciativa que levou na edição 2007 do evento, a Escola Alcimar Nunes Leitão a conquistar o título de melhor gestão escolar do Acre. Tendo como gestora há oito anos, a pedagoga Rita Paro. A instituição possui em seu quadro 1100 alunos do ensino fundamental e médio.
Com dezenas de troféus conquistados ao longo de sua gestão, o mais recente o do Sesi, com o projeto “Aprender para Transformar, a diretora revela que a receita para tantos títulos está no compromisso, seriedade e no trabalho participativo.”Conquistar o prêmio gestão nos trouxe mais reconhecimento e valorização por parte da comunidade, peça importante no sucesso de todos os programas. “Os pais precisam ficar por dentro e participar do que estamos fazendo pela educação de seus filhos”, afirmou a gestora.
Após sua ida aos Estados Unidos, um dos prêmios dados à gestora da instituição campeã, para intercâmbio, Rita Paro usou da criatividade e fez uma adaptação para a realidade brasileira de dois métodos usados pelas escolas americanas: o uso do crachá para sair da sala de aula e o controle diário de faltas. Orgulhoso em estudar numa escola modelo em gestão, o aluno da 8ª série, Robson Lucas, 13, acredita que a vitória foi resultado do bom desempenho de todos. “ Temos uma gestora que se preocupa com nosso ensino e que é muito experiente e capacitada, além de professores competentes e dedicados. O mais importante é saber que o trabalho está tendo continuidade”, concluiu Robson.
Estudante fará exposição no evento - Seu interesse pelas artes plásticas começou em 2005, graças à iniciativa de um projeto cultural promovido por sua escola, e a partir daí, o estudante Wennedy Filgueira, 17, não parou mais de pintar. No mesmo ano, Wennedy iniciou um curso básico de desenho e pintura com o apoio da Secretaria de Educação, que lhe forneceu uma bolsa de estudos durante um ano, na Galeria de Artes Rivasplata, onde teve a oportunidade de aprimorar sua técnica. O incentivo rendeu ao jovem artista, o prêmio revelação 2007, no 2º Salão Hélio Melo de Artes Plásticas.
Atualmente, Wennedy mantém um ateliê em sua casa, com mais de 45 obras em óleo sobre tela e grafite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News