Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Eleições para reitor da Ufac

Nome de eventuais candidatos ao cargo já são comentados nos corredores da instituição

Mesmo estando prevista para acontecer somente em julho deste ano, as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) já é um assunto bastante comentado nos corredores da instituição, principalmente após o início do ano letivo. Alunos, professores e outros funcionários especulam possíveis nomes que concorrerão ao cargo máximo da faculdade.

Entre os docentes que aparecem na lista de eventuais candidatos a reitor estão Olinda Batista Assmar, atual vice-reitora da Ufac, Carlito Cavalcante e Carlos Franco (ambos professores-doutores do Departamento de Economia) e Pascoal Muniz.

Para Olinda, independentemente de quem assuma o cargo que hoje pertence ao professor-doutor Jonas Filho (que não pode mais se candidatar, pois já está no segundo mandato), o novo reitor deve ser uma pessoa compromissada com a universidade pública e gratuita, que continue buscando articulações com poderes constituídos e dê seqüência aos bons projetos que estão em andamento na instituição.

“Hoje a Ufac está presente em todos os municípios do Estado com curso de formação de professores. Temos o curso de Economia disponível em pelos menos seis cidades acreanas, sendo que em Cruzeiro do Sul deve ser iniciado o curso de Jornalismo já no próximo ano. Paralelamente, tivemos um salto muito grande no campo de pesquisa e pós-graduação nos últimos anos, implantando diversos cursos de mestrado e doutorado e realizando parcerias nessa área com importantes faculdades do país. Esse trabalho precisa ter continuidade”, destaca a vice-reitora.

Quanto à especulação de seu nome como provável candidata, Assmar diz que as pessoas cogitam essa hipótese pelo fato de ela já ter concorrido ao cargo, além de ser a atual vice-reitora da instituição. “Ainda não decidi se serei ou não candidata. Até porque eu não sei se irão querer que eu continue atuando na reitoria”, desconversa Olinda.

Outro eventual candidato ao cargo máximo da instituição é o professor Carlito Cavalcante, que inclusive já foi reitor da Ufac. Segundo ele, a disputa para ocupar a função em questão é muito importante e abre perspectiva de o próximo reitor, com um conjunto de docentes, concretizar cada vez mais projetos para ajudar no desenvolvimento do Estado.

“Entendo que esse é um momento de construção de candidatura. Meu nome foi incentivado e acredito que é importante participar desse processo, pois a universidade passar por um essencial momento”, enfatiza Cavalcante.
De acordo com ele, o mais relevante em uma eleição para reitor é o momento em que a comunidade acadêmica discute a universidade que se almeja ter, e que caminhos devem ser trilhados para isso.

“O ideal é termos a instituição voltada para as questões regionais, porém, sem perder o caráter de universidade. Se há um grupo de pessoas acreditando que possa desempenhar um bom papel como reitor, não vejo problema algum em enfrentar esse desafio”, pontua Carlito.

O mandato do atual reitor vai até o dia 11 de novembro, sendo que a eleição para o cargo será realizada até o mês de julho, com o resultado de todo o processo eleitoral devendo ser entregue até 11 de agosto em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News