Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Acre seguindo exemplo de Paises desenvolvidos como na Espanha celebra Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo


O Acre está na Vanguarda Mundial de respeito aos direitos da comunidade GLBT, recentemente Rio Branco fora palco do Primeiro casamento civil juridicamente aceito entre dois homens, e no dia de ontem duas mulheres também obtiveram junto ao mesmo cartório civil o mesmo direito.

Trata-se de um grande passo de respeito à opção sexual da comunidade GLBT, coisa que no Brasil pouquissimo se vê, não só no pais como no mundo.

exemplo disso é que em 2005, precisamente em julho os jornais internacionais largamente noticiaram que o primeiro casamento entre mulheres na Espanha foi celebrado no subúrbio barcelonês de Mollet del Vallés. As noivas, uma argentina e uma espanhola, exigiram privacidade total, num ato que em nenhum momento pretendeu ser reivindicativo.

"Elas estão muito nervosas e não querem aparecer se houver jornalistas nos corredores", disse uma funcionária do tribunal, responsável por afastar 50 cinegrafistas, fotógrafos e jornalistas.

"É um ato particular, entre duas pessoas que convivem há muito tempo em Mollet, e que decidiram se casar, aproveitando a lei espanhola. Não vieram para reivindicar nada", explicou o juiz Jorge Vergara Aranda, titular do registro civil, antes da cerimônia.

A argentina Sebastiana e a espanhola Verónica foram aplaudidas por parentes e amigos ao entrar na sala. As noivas emocionaram-se com um poema escrito e lido por um jovem argentino.

Após serem declaradas unidas em matrimônio, alguns familiares aplaudiram e foram cumprimentar o casal, enquanto outros tentavam tirar os jornalistas do local. Devido ao fato de uma das noivas ser argentina, poderia haver obstáculos à oficialização da união.

"Não existe, pelo menos até agora, a certeza racional e absoluta de obstáculos legais", afirmou o juiz. "A reforma do matrimônio encontra sua base em princípios constitucionais", acrescentou.

A Espanha é o terceiro país europeu a autorizar, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. As noivas conviviam há anos em Mollet, e "não se casam para reivindicar nada, e sim porque se gostam e querem aproveitar que a lei agora o permite", disse o juiz antes da cerimônia, ao solicitar "a máxima ponderação" aos jornalistas.

Dois homens protagonizaram trambém em 2005, na periferia de Madri, o primeiro casamento gay na Europa, enquanto no inicio do mês aqui no Acre dois homens em Rio Branco já havia trocado de alianças civilmente.

São novos tempos e tempos modernos"!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News