Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

RONDÔNIA: O FIM DA FLORESTA?

Relatório faz levantamento dos crimes ambientais de Rondônia e aponta soluções para reduzir desmatamento de áreas protegidas. Dossiê "O Fim da Floresta? A Devastação das Unidades de Conservação Terras Indígenas no Estado de Rondônia" será lançado nesta segunda-feira

O Grupo de Trabalho Amazônico em Rondônia (GTA) lança nesta segunda-feira (16), em Cacoal (RO), o relatório "O Fim da Floresta? A Devastação das Unidades de conservação Terras Indígenas no Estado de Rondônia. O documento será lançado durante a cerimônia para celebrar o acordo dos índios Suruí com o programa Google Earth, que mapeará o território da aldeia Sete de Setembro como mecanismo de controle do desmatamento.

O relatório faz uma análise das implicações socioambientais do desmatamento das áreas de proteção ambiental, que segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em julho de 2007 chegou a quase 9 milhões de hectares, o equivalente a mais de um terço
da área total do Estado. Os índices de desmatamento acumulados em Rondônia colocam o Estado hoje à frente de vizinhos como Pará e Mato Grosso, tradicionalmente considerados "campeões da devastação".

O dossiê detalha a ação dos grandes e médios madeireiros que se escondem por trás de “laranjas", aponta nome de políticos e detalha o esquema de conivência do poder público para proteger e acobertar grileiros e invasores.

Além da devastação ambiental, o desmatamento ilegal nas Reservas Extrativistas em Rondônia tem outra face extremamente cruel: a violência contra as comunidades locais. São comuns relatos sobre populações tradicionais expulsas das Resex por grupos de homens armados.

Os casos de violência chegam ao extremo com a morte de seringueiros e lideranças comunitárias.Uma das vítimas da violência local é o índio Almir Surui, coordenador da Associação Metareilá do Povo Indígena Surui e promotor do acordo o grupo Google Earth, foi obrigado a deixar Rondônia em função de ameaças de morte.

Para finalizar o relatório, o GTA elenca uma série de propostas para reduzir o desmatamento, acabar com a violência contra os povos tradicionais e o clima de impunidade que contribui, em grande medida, com o avanço do desmatamento.

(Envolverde/GTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News