Desde a data de 1º de janeiro deste ano está em vigor o novo acordo ortográfico firmado entre os países de língua portuguesa. Na verdade, trata-se da concretização de algumas mudanças da forma de escrever tanto no Brasil como em Portugal, diferentemente dos acordos anteriores, ou sejam, de 1943 e 1971, que foram efetuados apenas internamente.
Embora este acordo entrasse em vigor em 2009, vinha sendo preparado e discutido desde 1986, somando-se 23 anos, tempo em que as partes envolvidas chegaram a um consenso. A intenção inicial dos países lusófonos seria a unificação da língua portuguesa, em que as diferenças fossem reduzidas ao mínimo possível, o que efetivamente não ocorreu, conforme exemplificam as palavras; refletimos (Brasil) - reflectimos (Portugal) e polêmica ( Brasil)- polémica (Portugal).
A finalidade precípua deste acordo é a eliminação dos sinais, e, segundo os seus responsáveis, os mesmos não expressam nada mais. Esta circunstância gera divergências, uma vez que para alguns estudiosos, o acordo procede, porém para outros, não.
Conforme opinião do literato e professor Evanildo Bechara, titular da área de lexicografia e lexicologia da Academia Brasileira de Letras e decano dos gramáticos brasileiros, líder na etapa final de negociação do acordo: “ - É bom, depois de mais de 100 anos tentando colocar o português nos trilhos do bom senso, já está de bom tamanho”.
Na minha visão, como simples blogueiro, e professor não da área, mas que adora escrever, considero esse acordo dispensável, pois entendo que cada país deve ter a sua própria nomenclatura e esta elaborada através de normas criadas e aprovadas num consenso único, proveniente do resultado de estudos com a interação do corpo de docentes de todo o Brasil, notadamente qualificados, ao invés da participação apenas dos “Papas” das grandes entidades acadêmicas politicamente indicados.
Mas para não ser do contra, já baixei as novas regras e estou dando uma de estudioso...
Fonte; Revista VEJA, edição nº 2093, de 31 de dezembro, de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News