Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um Novo olhar sobre o Bairro da Sibéria...

Em uma rápida visita ao bairro da Sibéria, tirei um tempinho para rever alguns conhecidos e amigos e também dar uma olhada de perto na situação do Bairro e entre alguns problemas que não serei demagogo em dizer que é culpa dessa ou daquela administração, achei bastante interessante duas situações:
Primeira: eu não sei precisar a quanto tempo a placa ao lado é uma reivindicação da associação dos moradores onde solicitam: Ponte sobre o Rio Acre, Unidade de Saúde Avançada, Esgoto, Reforma da Escola (em andamento), Calçamento das Ruas, Sub-Delegacia, Reforma da Quadra Esportiva, Ampliação da Rede Elétrica, Reforma da Praça e Construção de Habitações, é claro que como a placa já tem alguns aninhos estas reivindicações somam-se com inúmeras outras, todas elas ou jogadas no esquecimento ou simplesmente deixadas de lado. Percebi que o Bairro da Sibéria é de fato colocado em segundo plano, já que não tem um tijolo assentado em pavimentação de Ruas, esgoto á céu aberto passam por residências e chegam a cortar ruas e tudo está na santa paz aos olhos de muita gente. Acredito que o interesse mesmo da grande maioria da população xapuriense e dos políticos é somente nas festividades em comemoração ao aniversário de fundação do Bairro que diga-se de passagem é 10 vezes melhor que a festa do próprio município e isso a muito tempo.

A cada casa visitada, aos olhares atentos de alguns moradores despertou interesse em mim de olhar com outros olhos para a situação daqueles xapurienses, até por que assim como eu a maioria das pessoas talvez só consiga ver a Sibéria como ponto de passagem para atingir a Reserva Extrativista, ou outro destino para aquelas áreas, mas nunca como um dos primeiros Bairros de Xapuri e que não possui praticamente nenhuma estrutura de urbanização desde o seu surgimento, acredito que sem discursos políticos e esquecendo as bandeiras partidárias, até mesmo por que eu não as possuo, deveríamos tentar alcançar algumas das necessidades daquele bairro.
Segunda: Uma das reivindicações é justamente a Reforma da Quadra Esportiva do Bairro, que fica localizada nas proximidades do campo de futebol e havia lembrado que da minha ultima vista naquele local foi no inicio de 2007, a convite do amigo Calixto que desenvolvia atividades esportivas com os adolescente daquela área no Projeto Escolinha de Futebol e naquela época entre uma “pelada” e outra no campo os garotos brincavam numa quadra mal acabada, porém limpa. Surpresa não foi a minha quando chequei na velha quadra a situação não é muito diferente deste a minha ultima visita, somente com um condicionante está praticamente encoberta pelo mato. Acredito eu, que com tantos problemas sociais enfrentados pelos nossos adolescentes e que cada vez mais se valoriza a prática esportiva como enfrentamento de situações de risco, deixar um espaço como aquele simplesmente acabar é no mínimo “incompreensível”. Senhores uma limpeza na área já ajudaria e muito para que atividades esportivas continuassem a serem realizadas naquele local, já que da forma que se encontra é inviável a permanência de crianças ali, sob risco de picada de cobras ou até mesmo coisas piores.

Convenhamos que o Campo de Futebol está muito bem conservado, com exceção das chuvas que castigaram a sua grama está em condições de boas peladas.

Depois de algumas visitas degustei bons copos de café entre um bom papo e outro na soleira das janelas ou sentado ao pé da escada da porta da casa daqueles humildes moradores, pude também provar um “refresco” de saquinho coisa que há anos não fazia, ou seja voltei á minha adolescência e ao mesmo tento enfrentei um choque de realidade desconhecida até então.
Abraços a todos os amigos, colegas e moradores do Bairro da Sibéria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News