Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ex-prefeitos tentam voltar à cena política nas eleições deste ano


Feliz foi o sujeito que inventou a frase “o poder é afrodisíaco”. No Acre, a máxima está sendo levada a cabo por ex-prefeitos que, nas eleições municipais de 2008, tentam retomar os mandatos. Isso sem falar nos prefeitos que, no cargo, tentam conseguir um segundo mandato.

Para retornar à cena política, os ex-prefeitos contam com o prestígio que deixaram. Sem a máquina administrativa nas mãos, resta aos pré-candidatos utilizar como marketing as realizações e obras de suas administrações. Em pelo menos seis das 22 prefeituras, ex-prefeitos disputarão o cargo.

Entre os ex-prefeitos estão João Edvaldo Teles, o Padeiro. Ele administrou o município de Bujari por dois mandatos (1997/2004) e apenas não disputou a reeleição por conta da lei eleitoral. No PMDB, ele foi, tecnicamente, o segundo prefeito da cidade, que na próxima semana completa 16 anos de emancipação política.

Mas não é único. Em Porto Acre, um dos primeiros núcleos urbanos de nosso Estado, o ex-prefeito Pedro Abílio, do PMDB, também tenta voltar ao poder. Ele esteve no comando político entre 2001 e 2004, quando perdeu as eleições Rui Coelho (PR), que irá tentar a reeleição.

No histórico e importante município de Brasiléia, o ex-prefeito Aldemir Lopes, também do PMDB, quer voltar a administrar a cidade. Ele está fora do cenário político desde que perdeu as eleições municipais de 2000, quando perdeu a eleição para o petista Alvanir Tavares.

A partir desse momento, Brasiléia tem sido administrada pela frente popular, que agora tentará a reeleição da prefeita Leila Galvão (PT). Aldemir administrou a cidade entre 1997 e 2000.

Atravessando a ponte sobre o rio Acre, retornando para Rio Branco, o ex-prefeito Tião Flores, do PP, tenta fazer o mesmo caminho que Aldemir. Ele administrou a cidade por dois mandatos, entre 1997/2004, quando deixou a cena política local. Ele também quer ser lembrado pelos moradores pelas obras que fez.

Saindo da região do Alto Acre e chegando à capital do Vale do Purus, Sena Madureira, a ex-prefeita Toinha Vieira, do PSDB, que esteve a frente da administração entre os anos de 1997 e 2004, quer voltar a administrar a cidade. Para o feito, ela não conta mais com a estrutura parlamentar do marido, o ex-deputado José Vieira.

Enquanto isso, no distante e isolado município de Jordão, o ex-prefeito Esperidião Menezes Júnior, do PMDB, que governou a cidade entre 1997 e 2000, pretende entrar na disputa, concorrendo inclusive com o atual prefeito Hilário Melo (PT), que assim como a maioria dos prefeitos, disputa a reeleição.

Se vão conseguir o intento, apenas o resultado das urnas irá dizer, mas será um bom teste para que os ex-prefeitos possam avaliar se fizeram uma administração que agradou a população e que, pelo bom trabalho, ainda são lembrados por ela. De qualquer modo, esperança é a palavra-chave que deverá ser usada por todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News