Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Do mandiocal para os EUA

O resgate da cultura da mandioca no Acre ganha força. O deputado Fernando Melo (PT-AC) expôs no final de semana ao governador Arnóbio Marques (PT), Binho, a perspectiva de o estado liderar o mercado dessa planta na região norte. “O governador sensibilizou-se. Acredito que ele deve manifestar apoio à nossa iniciativa dentro de duas semanas”, diz Melo. O deputado viajou domingo para Atlanta e Washington (EUA).

Melo também se reuniu quinta-feira com o chefe da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Acre, Judson Valentim, para discutir apoio técnico à expansão da mandiocultura em Sena Madureira. Na audiência que terá no próximo dia sete com o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, o deputado reivindicará um posto do órgão naquele município.

Sexta e sábado, Melo visitou Sena Madureira, onde foi recebido pelo prefeito Nilson Areal (PL). Em seguida, percorreu a zona rural. Conheceu uma casa de farinha e ouviu explicações do agricultor Josué a respeito da cultivar Paxiubão, uma mandioca tão competitiva em qualidade quanto a Araçá, da qual ele enviou ramas para experimentos nas terras da Halotek Fadel, a maior indústria de amido industrial do Estado de São Paulo, no município de Palmital.

O agricultor informou ter plantado a Paxiubão sem nenhuma tecnologia, “na base da enxada”. Resultado: obteve 150 quilos de mandioca boa, com rendimento de 150 quilos de goma. “Podemos estar diante de uma cultivar com teor de amido acima de 40%”, estima o deputado.

“Para mim, esses mandiocais de Sena são a prova da inestimável diversidade ainda inexplorada da Amazônia”, ele afirmou aos extensionistas Joaquim Moisés e Eno Marcos Valle, da Secretaria Municipal de Agricultura e Produção de Sena.

A pedido de Melo, o prefeito Areal se comprometeu a organizar uma expedição liderada por Moisés, para visitar aldeias indígenas na região do Alto Purus e do Chandless, na busca de novas cultivares. “Certamente teremos surpresas”, prevê.

Resgate na Amazônia - Pouco antes de ingressar como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Melo tomou a iniciativa de resgatar a cultura da mandioca no Acre e na Amazônia. Conversou com o secretário de Produção do Estado do Amazonas, Eron Bezerra e programou para maio ou junho uma visita à planta industrial para a produção de fécula de mandioca no Distrito do Careiro, a 100 quilômetros de Manaus.

No início de abril, conheceu a indústria de polvilho Ourominas e a Usina de Álcool Coraci, ambas em São Pedro do Turvo, naquele estado. Anteriormente, buscou informações científicas com o agrônomo Diones Salla e o técnico agrícola Douglas Alexandre, no Centro de Raízes e Amidos Tropicais, na Fazenda Lajeado, da Faculdade de Agronomia da Universidade Estadual Paulista.


Deputado participa de seminário internacional

Fernando Melo embarcou domingo para Atlanta e Washington, nos Estados Unidos. A convite da Federação Pela Paz Universal (FPU), ele participará de um seminário internacional e conhecerá a sede do Congresso Americano. Retornará ao Brasil no próximo dia três de maio.
A Federação é dirigida por um filho do reverendo Sun Myung Moon.
Na quinta, o deputado recebeu no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o título de Cavaleiro da Paz. Federação para a Paz Universal (FPU) é uma aliança global de indivíduos e organizações dedicadas a construir um mundo de paz, um mundo no qual cada um possa viver em liberdade, harmonia, cooperação e co-prosperidade para todos.
A FPU é guiada por uma visão da humanidade. Define-se como “uma família global de Deus vivendo segundo os valores universais”. Promove iniciativas de paz no Oriente Médio, Nordeste e Sul da Ásia, aplicando a sua metodologia de reconciliação e serviço.

Realiza uma larga extensão de programas para promover uma efetiva liderança e governos com base principalística dentro da família, negócios, governos, religiões, instituições educacionais e ONGs.

É do Reverendo Moon também a iniciativa para um Conselho Inter-religioso nas Nações Unidas. Desde 1999, a FPU bem postulando esse conselho, na condição de órgão dentro do sistema das Nações Unidas, como uma forma de fortalecê-la e fazê-la mais efetiva na condução da sua missão.

A FPU patrocina programas que estabelece e fortalece o casamento e a família como o fundamento da paz, confirmando aqueles casamentos entre raças, religiões e barreiras nacionais (casamento intercultural). Entre outros patrocínios na área cultural, a instituição promove e patrocina eventos esportivos e competições que contribuam para a paz. Isto inclui o Festival de Esportes Inter-religiosos pela Paz, Jogar Futebol Traz a Paz e o Torneio Copa da Paz Sun Moon.

Montezuma Cruza
AGÊNCIA AMAZÔNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News