Cientistas descobrem uma nova espécie de animal brasileiro a partir do estudo de fósseis guardados em museus do Rio de Janeiro. O novo animal é um astrapotério, animal de casco (como cavalos e vacas) que teria vivido no país pouco depois da extinção dos dinossauros.
A identificação foi feita a partir de dentes comparados com outros restos de astrapotérios. A dentição estudade era diferente dos outros fósseis, mas por enquanto é a única prova que a nova espécie descoberta existiu.
Os pesquisadores compararam o fóssil aos restos de outras espécies de astrapotérios, que foram apelidadas de "porcofantes" por parecerem uma mistura de javali com tromba de elefante. Essas ossadas pertenciam a animais do tamanho de hipopótamos, diferente do tamanho que os cientistas acreditam que a nova espécie teve.
Segundo os estudiosos, os animais pré-históricos brasilieros eram menores, do tamanho de cachorros. A nova espécie eles acreditam que era menor e não possuia a trombinha. Eles também colocam a descoberta de um novo gênero (grupo mais abrangente que a espécie na escala evolutiva).
Os cientistas acreditam que este seja um registro único. Os astrapotérios e alguns outros animais da fauna pré-histórica brasileira não deixaram registro nos dias de hoje, estes são do período Paleoceno, cerca de 60 milhões de anos atrás. Nesta época a evolução das espécies foi muito rápida e experimental, os paleontólogos acreditam que estes animais sumiram há 10 milhões de anos, por escassez de nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News