Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Religiosidade ou Preconceito escancarado.

Nos últimos 4 anos Xapuri tem assistido uma explosão de novas religiões que aqui se estabelecem, muitas sérias que merecem respeito e com certeza permanecerão fazendo o seu trabalho de doutrinação religiosa para com as novas ovelhas arrebanhadas, outras como de costume não conseguem permanecer sequer nos dois primeiros anos, pela ausência de seus seguidores.

Independentemente da questão religiosa, considero de grande valia o trabalho desempenhado por alguns pastores, monitores, diáconos entre outros em prol de certos membros da comunidade xapuriense. Porém alguns exageros estão sendo cometidos, já exorcismos de homossexuais estão acontecendo com a suposta prerrogativa de que a opção homossexual seria acarretada por uma pretença pocessão demoníaca, ou até mesmo uma doença diabólica.

Ora senhores, isso além de ser criminosa a postura homofóbica é imbecilizada, porque não possui nenhum amparo de pesquisa seja na área teológica seja na área das ciências humanas, que inclusive em 1982, a Organização Mundial de Saúde há exatos 26 anos atrás retirou da lista de patologias clinicas a Homossexualidade e desconheço biblicamente qualquer texto que tipifique tal pratica como demoníaca ou patológica, há sim tipificação do pecado carnal.

Quanto a postura homofóbica, já que há legislação que tipifica como crime, já efetuei propositura de denuncia aos órgãos competentes, já que considero absurda a ação, porém compreendo já que esse tipo de postura de religiosos em relação aos homossexuais não é nova, cito por exemplo que o embate entre religiosos e militantes homossexuais contra a aprovação de leis, é uma verdadeira queda-de-braço entre evangélicos e defensores dos chamados direitos humanos, que nesse ano tomou conta do país.

Na mira de ambos estão dois projetos que pretendem assegurar novos direitos aos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros : O PLC (Projeto de Lei da Câmara) 122/2006 e o PL 6.418/2005.

Enquanto os religiosos se reúnem em campanhas de mobilização para impedir a aprovação dessas leis e outras similares, os militantes da causa homossexual, por seu turno, contra-atacam com um discurso afiado pela defesa de seus direitos e com processos judiciais contra os cristãos.

O caso mais recente aconteceu no Estado da Paraíba e envolveu a Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) – uma organização evangélica com sede em Campina Grande (PB) – e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, travestis e Transgêneros (ABGLT), com sede em Curitiba (PR).

Tudo começou em junho de 2007, quando a (VINACC), iniciou uma campanha com outdoors espalhados em Campina Grande (PB), nos quais se lia: Homossexualismo – E fez Deus homem e mulher e viu que era bom, uma junção de dois versículos de Gênesis: (Gn 1.27 e Gn 1.31a).


A (ABGLT), foi à justiça contra a campanha, e a (VINACC) viu-se obrigada, por decisão judicial, a pôr um fim à iniciativa, retirando os outdoors da cidade e cancelando os eventos relacionados a ela.

Já que a homossexualidade é uma orientação sexual na qual uma pessoa tem atração afetiva e sexual por uma outra do mesmo sexo, a justaposição ente homossexualismo ‘e era bom’ contida na frase da campanha da VINACC deixa implícita a interferência de que ser homossexual é errado.

Ora se a homossexualidade não é doença, tampouco crime, em um Estado laico como o Brasil, que tem por preceito constitucional que não haverá discriminação de qualquer natureza, a propaganda fere esse princípio”

Em novembro de 2007, uma outra campanha da VINACC, intitulada Família – Projeto de Deus, também foi denunciada pela ABGLT. Dessa vez, os outdoors citavam os mesmos versículos da campanha anterior, mas não mencionavam o termo homossexualismo.

A ABGLT, conforme consta do pedido de providências encaminhado por ela à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão da Procuradoria Geral da República, porém, entendeu que se tratava de uma reincidência no delito anterior, de uma nova “campanha homofóbica”.

Dentre as providências requeridas á subprocuradora geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, além das retiradas dos autdoors, pediram também a retirada da página da Internet.

Segundo o pastor Euder Faber (presidente da VINACC), diz que: “O movimento homossexual não concorda com os valores familiares e quer impor uma nova ordem social. Usa argumentos falaciosos e tenta jogar a justiça e a sociedade contra os cristãos. Está tentando impor uma verdadeira ditadura, coisa que só se vê em estados totalitários. Não abriremos mão de nossos valores nem da liberdade de defênde-los”.


Contexto Histórico
É necessário criar leis que protejam as minorias sejam elas de afrodescendentes, de gays índios etc, para que não se tornem vitimas como o caso de Xapuri, no caso da nova Legislação é necessário frisar que mesmo no caso de as leis antidiscriminação serem aprovadas, não será preciso abrir mão de qualquer direito, já que o Projeto de Lei não interfere na liberdade de culto ou de pregação religiosa. O que o projeto visa coibir são manifestações notadamente descriminatórias, ofensivas ou de desprezo.

Particularmente as que incitem a violência contra os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Portanto religiões podem manifestar livremente juízos de valor teológicos, que devem estar alinhados com o que chama de “contexto histórico” no qual viviam os autores bíblicos. A Bíblia, sobretudo o Antigo Testamento, deve ser interpretada levando em conta o contexto histórico em que foi escrita.

Citar a Palavra de Deus fora de contexto é pretexto para o preconceito.
Não sou expert em teologia mas no caso acima acredito que pesa a intenção de doutrinar pessoas com opções sexuais que não se alinham ao padrão existente e posto pela sociedade, se fossemos interpretar a biblia tal qual ela nos apresenta, faríamos tamanhas aberrações como assim já fizeram inúmeras sociedades até hoje.

Seria aceitável fazer uma campanha contra cegos, coxos, atrofiados, deformados, anões e mulheres com base na argumentação bíblica de (Levítico 21.17-20)?, citando a passagem em que Deus determina que os deficientes físicos de todo tipo pertencentes á linhagem sacerdotal não tomassem parte no ministério do tabernáculo.

Senhores não quero lhes ensinar o oficio, nem tão pouco ser advogado da causa ofendida mas tenho o conhecimento pleno de que a Bíblia não é um livro homofóbico, mas a interpretação descontextualizada que alguns fazem dela é homofóbica.


Para entender o Caso:
Para alguns religiosos e políticos que no caso cito o deputado Acreano do PT Henrique Afonso o qual tem organizado encontros pelos municípios do Acre para descutir esses e outros projetos de lei polêmicos – afirmou em discurso recente que a mensagem bíblica, com relação á prática da homossexualidade, é clara e independente de interpretações contextuais. As uniões homossexuais, à luz da Bíblia, são chamadas de abominação!

Afirma ainda que cada parte do corpo humano, cada órgão, tem a sua função e é preciso saber respeitar a ordem natural. Quem valoriza o matrimônio e considera a origem sagrada da família não é homofóbico, mas, sim, teófilo (palavra grega que significa amigo de Deus). A homossexualidade pressupõe práticas que quebram as leis estabelecidas por Deus. Na natureza, a reprodução pode ser assexuada ou sexuada, mas jamais homossexual.

Na verdade ouvi a mesma lorota de um pastor de Xapuri, no qual presumi que há uma verdadeira batalha religiosa no campo. Porém gostaria de me ater apenas na questão dos direitos legais da comunidade GLBT, coisa assegurada juridicamente que gera tamanha polêmica e que no seu epicentro encontra-se os dois projetos de lei que seguem seu curso, um em cada casa legislativa – o PLC 122/2006 no Senado Federal e o PL 6.418/2005 na Câmara Federal. Ambos propõem penas pesadas em resposta a ações discriminatórias em função de descriminação ou preconceito de raça, cor, nacionalidade, religião, sexo e orientação sexual.

O PLC 122/2006, o qual foi aprovado na Câmara no final de 2006, está na Comissão de Direitos Humanos(CDH), onde sua relatora, a senadora Fátima Cleide (PT/RO), pretendia aprova-lo ainda em março de 2007. Seus planos parecem ter mudado depois de uma campanha de mobilização que foi levantada sobre o teor do PLC e que se reverteu no envio de emails e telefonemas aos senadores nos quais foram manifestados pelos evangélicos o inconformismo em relação as propostas do Projeto.

Com o PLC 122/2006 emperrado no Senado Federal, surgiu em cena o projeto PL 6.418/2005 de autoria do senador Paulo Paim que não mencionava a discriminação por orientação sexual e a deputada apresentou relatório favorável a ele como viera do Senado no dia 2 de maio de 2007. Não se sabe por que motivo a deputada Janete Pietá (PT/SP)t, mudou de idéia e, em outro relatório – apresentado dois meses depois (no dia 11 de julho) – decidiu incluir, dentre os crimes previstos no Pl, a discriminação por motivo de orientação sexual.

Era o último dia antes do início do recesso parlamentar de julho e a deputada tomou providências para que o relatório fosse apresentado à Comissão exatamente na primeira reunião após o recesso, provavelmente visando pegar os colegas de surpresa.
No dia 8 de agosto, ao apresentar o relatório, entretanto, ela foi surpreendida com o pedido de vistas de alguns deputados evangélicos que, mais tarde, apresentaram votos em separado ao projeto.

Porém longe desse rolo todo Xapuri que sempre foi considerado como comunidade tolerante em ralação a opções sexuais se tornar um campo de batalha entre soldados do Senhor Jesus Cristo que exorciza homossexuais e bissexuais é inconcebível tal atitude, principalmente no campo religioso.

É válido frisar que antes dos humanóides habitarem a terra, já havia homossexualismo e bisexualismo, nada de novo na natureza, apenas um válvula de escape populacional que as espécies usam para se perpetuarem. Já quanto a polemica humana, o homem em sua evolução ao longo das centenas de milhares de anos de evolução e o alto índice de mortalidade muitas vezes os grupos nômades ora perdiam suas mulheres ora os homens e era muito comum haver grupos homogêneos e a "homo" sexualidade era totalmente natural até o grupo encontrar seus parceiros para reprodução, nada de novo, a "homo" sexualidade era uma forma de manter unido um grupo em sua luta pela sobrevivência, pois todo individuo isolado era eliminado pelo ambiente... Mas recentemente nos últimos 20000 anos as sociedades sucederem-se e desapareceram e essa atividade sempre existiu.

Mesmo no Egito antigo (de longe a civilização mais avançada) era comum e normal, na India, China , Gregos.. Romanos , Assírios, Caldeus..., sociedades africanas, nomades aborígenes todos sem exceção tiveram essas atividades como naturais.O que temos hoje é apenas fruto da natureza humana e a repressão hipócritas da religião ao longo dos séculos, todas as religiões também tinham e tem essa atividade bisexual.

Os mosteiros desde sua formação a milhares de anos é comum e normal devido a natureza da opressão sexual dos noviços(a) pelos seus treinadores "espirituais".De novo nada de novo FUNDADOR da igreja romana Imperador Constantino era um assassino cruel e um bissexual (normal na cultura romana) assumido..portanto um bom começo para ditar moral, dogmas e bons costumes, ao longo do papado a historia claramente mostra para quem quiser saber como eram formados os futuros padres, bispos e cardeais na opressão sexual e religiosa da primeira grande multinacional a ICR Recentemente para provar o que digo na rica sociedade americana pipocam casos escandalosos de padres pedófilos, opressores e de crianças, isso não é nada de anormal é coisa corriqueira e acontece pelo mundo afora, onde a religião e hipocrisia andam de braços dados.

Todas as sociedade dominadas por essas instituições decadentes tiveram essa lavagem cerebral ao longo dos séculos e hoje somos produtos disso..de novo nada de novo.

Portanto o bissexualismo é natural e serve aos propósitos da natureza primeiro que é perpetuar as espécies.Leiam mais Darwin e menos a Biblia e aprenderão mais rápido e menos tempo, de como a realidade natural funciona e talvez o futuro seja bem menos violento, sórdido e hipócrita.Tudo que foi dito acima está na literatura cientifica..procurem, aprendam e esqueçam o preconceito..

E uma dica aos religiosos... quem muito se preocupa com o gosto sexual do outro, esquece-se do seu padrão e tende a permitir enovações... Não quero ser estraga prazeres nem da comunidade GLBT de Xapuri, muito menos da comunidade religiosa, porem que os exageros devem ser contidos a isso devem...

E Viva a diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News