Blecaute atingiu Rio Branco e diversas cidades do interior
Problemas operacionais na usina Termonorte e na Hidrelétrica de Samuel, em Porto Velho (RO), causaram falta de energia em pelo menos dez cidades acreanas na manhã de ontem. O blecaute, que teve início às 9h30 e permaneceu até as 10h25 em toda a cidade de Rio Branco, provocou transtornos no trânsito e impediu o funcionamento em vários órgãos e instituições do Estado. Algumas câmaras municipais também tiveram suas sessões suspensas por conta do “apagão”.
Segundo a diretoria Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), aproximadamente 116 mil unidades consumidoras dos municípios de Acrelândia, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Porto Acre, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Rio Branco, Campinas e a Vila do V tiveram o fornecimento de energia suspenso por mais de 50 minutos. Todos essas cidades são interligadas ao Linhão (linha que traz energia de Rondônia para o Acre).
De acordo com Celso Matheus, diretor-presidente da Eletroacre, o problema também atingiu grande parte de Rondônia. Ele acredita que a partir de 2009 situações como a ocorrida ontem serão mais difíceis de acontecer, pois todo o sistema de energia será integrado ao Sistema Interligado Nacional.
“Com esse planejamento que vem sendo feito, o ano seguinte pelo Ministério das Minas e Energia o linhão será muito mais confiável. Vale ressaltar que as hidrelétricas do Madeira e as demais construídas em Rondônia ajudarão bastante para uma melhor eficiência desse Linhão”, frisa.
O presidente interino do Sindicato dos Urbanitários, Evinaldo de Paula, afirma que o alerta com relação a possíveis problemas no linhão já vem sendo dado há mais de dois anos e que o Acre não pode ficar na dependência da energia vinda de Porto Velho.
“O Estado corre um risco grande pelo fato de a Eletronorte não estar preparada para apagões como o ocorrido ontem e em várias outras oportunidades no Acre. Qualquer problema no linhão pode nos deixar até dois dias sem energia”, alerta Evinaldo.
O restabelecimento de energia no Acre ocorreu primeiramente em hospitais e órgãos de maior necessidade de energia da capital para em seguida retornar aos poucos nos municípios do interior do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News