Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PALAVRA DO DIA

INDICIAMENTO
Em 18 de fevereiro, a Promotoria Suíça fez o indiciamento, por falso testemunho, da brasileira residente no país que declarou ter sido vítima de um ataque de grupo neonazista, que lhe teria marcado o corpo com a sigla de um partido local e lhe provocado um aborto, relato que foi desmentido por autoridades locais, com base em alguns laudos médicos.

Com o indiciamento, a jovem não poderá deixar o país durante as investigações e, se comprovado que sua história é falsa, poderá ser condenada a prisão.

A palavra "indiciamento" vem da junção do verbo "indiciar" com o sufixo "mento" e, no texto acima, é utilizada no sentido jurídico, designando a ação ou resultado de submeter um indivíduo suspeito a inquérito criminal ou adminsitrativo.

Definição do Dicionário Aulete
(in.di.ci:a.men.to): substantivo masculino.
1. Ação ou resultado de indiciar
2. Acusação, denúncia
3. Jur. Ação ou resultado de submeter indivíduo suspeito de delito a inquérito criminal ou administrativo
[Formação: indiciar + - mento. Sin. ger.: indiciação, incriminação.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News