Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

imagem do dia

Fruto do Jacaratiá
A foto do dia é temática da Flora do Acre que tão pouco conhecemos, trata-se do saboroso jacaratiá ou conhecido como mamão-bravo, mamãozinho do mato, encontrato nas matas do Acre e de praticamente toda a região amazônica, sua árvore é de grande porte podendo atingir 20 m de altura, tronco e ramos armados de espinhos, casca rugosa, com floração para o fruto setembro a outubro, já a frutificação ocorre de janeiro à março com o fruto de forma oval ou arredondada com coloração amarelo-alaranjada quando maduro, possui nas suas variações polpa amarelada ou avermelhada de acordo com a fase de maturação, adocicada, envolvendo numerosas sementes.

O jaracatiá é fruta interessante. Apesar de conhecida regionalmente, entre outros, pelos nomes de mamão- nativo-de-árvore, mamão-de-espinho, mamão-bravo e mamão-de-veado, o sabor adocicado de sua polpa difere muito do mamão comum. Porém umas coisas a se explicar é que a arvore do Jaracatiá é uma árvore bastante grande se comparadas ao mamoeiro.

Devido à consistência e à composição gelatinosa de sua polpa, a fruta presta-se muito bem ao preparo de geléias, ao contrário do mamão que é mais adequado para doces e compotas. O jaracatiá é fruto avidamente procurado por pássaros e por macacos, podendo também ser consumido pelo homem in natura.

Algumas histórias e contos ainda sobrevivem de quem apesar de seu sabor delicioso não atentou para os cuidados que se deve ter quando se aprecia uma dessas frutas (os mineiros a descacam sob a água para retirada do leite que é urticante), entretanto nos livros que podemos encontrar informações sobre essa preciosidade, como é o caso do dicionário de Pio Corrêa há apenas uma ressalva quanto ao abuso da ingestão do jaracatiá: em virtude do efeito purgativo e irritante do leite que a fruta contém, especialmente quando está verde, tal abuso causaria um mal-estar geral no organismo, acompanhado de febre. Consta que tal mal-estar teria sido provado várias vezes pelos soldados das expedições comandadas pelo Marechal Rondon no início do século, em incursões pelo interior do Brasil. Entretanto, a ingestão da mesma madura e com a retirada de todo o leite a mesma torna-se uma delicia.
Assim, a maneira mais indicada para neutralizar um pouco o efeito do leite que o jaracatiá segrega é cozinhá-lo como legume. No nordeste do Brasil, para ser consumido cru é costume, também, fazer-se sulcos com o garbo em sua casca e deixar a fruta "serenar" de um dia para o outro.

Segundo alguns seringueiros mais antigos a exótica guloseima era usado como remédio, informação confirmada nos livros que tratam do assunto onde afirma que os frutos contem substâncias papainicas de ação desobstruentes (desopilantes, purgante) e antidispépticos (contra dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen ou no peito que muitas vezes é descrita como ter gases, sensação de estar cheio ou como uma dor corrosiva ou urgente (ardor)), o leite combate as hidropisias (é a acumulação anormal de fluido nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular) e as folhas em cataplasmas curam feridas.
Com informações: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
Credito da Foto inicial: http://www.ambienteacreano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News