Recentemente, na revista Época Negócios li num artigo do consultor respeitadíssimo, Clemente Nóbrega, analisando os resultados da Pesquisa INSTEAD que coloca o Brasil em 40º. lugar na lista dos países inovadores, ganhando apenas de Etiópia e Tanzânia. Triste descoberta foi a relação entre grau de confiança que as pessoas tem entre si e inovação.
Apenas uma pergunta foi feita: Você acha que em seu país as pessoas são confiáveis? Noruega é o país onde a confiança é mais arraigada (65%) a seguir pela Suécia ( 60%) e no Brasil ( 3%)
Nos países onde o grau de confiança é maior existe reciprocidade, isto é , as pessoas ajudam umas às outras e todos ganham, existe justiça e portanto, confiança. Observou-se , também , que países inovadores tem uma ética de trabalho e de melhorar de vida através de esforço pessoal, sem precisar destruir, pisar na cabeça dos outros para conseguir.
Países inovadores têm lideranças pragmáticas e menos ideológicas e que não hesitam em assumir posições impopulares para fazer o que deve ser feito .
Países menos inovadores tem lideranças truculentas que se impõem pela força, ou , então populistas e carismáticos que manipulam as fraquezas e ignorância das multidões.
Países inovadores são os que tem o maior PIB per capita em dólares o que nos faz concluir que confiança gera riqueza.
Como cita Roberto Tranjam em seu livro Metanóia , é acreditar no Ciclo da prosperidade,isto é , existem recursos para todo mundo, você não precisa ficar controlando o seu pedacinho de bolo para não morrer de fome, pode compartilhar e terá muito mais a ganhar. Aliás, muitas técnicas de controles são mais dispendiosas do que o próprio processo,produto ou serviço oferecido.
E ainda temos que engolir o Governo Federal falar em Espetáculo do crescimento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.
Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...
Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News