Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Binho Marques camuflou sua visita ao campo de urucum

Por: Luiz Carlos Moreira jorge
Existem coisas que não se explicam. Uma delas foi a blindagem em torno da viagem do governador Binho Marques ao campo de prospecção de petróleo de Urucum. A assessoria do governo não deu uma linha. Não por incúria, mas por recomendação do próprio governador. O restante da imprensa passou batido. Também fui na marola, coisa que não costuma acontecer.

Conversei por telefone com o secretário de imprensa Itaan Arruda sobre o estranho silêncio: “o Binho pediu descrição”. Limitou a comentar. O que não dá para entender é esta tal de “descrição”. Todos sabem que o Binho é contra a pesquisa de petróleo no Acre (alguém conhece uma posição firme de sua parte na defesa deste tema?), que também é contra a implantação de usinas de álcool na Amazônia. São posições xiitas sobre as quais se pode discordar, mas há que se respeitá-las. Mas, entre isso e ir camuflado ao estilo James Bond conhecer uma experiência da Petrobrás que obteve sucesso é algo até certo ponto cômico. Não seria sua ida ao projeto que mudaria as suas convicções sobre estes dois temas. Quiça esta sua ida camuflada tenha sido por temor de um patrulhamento dos grupos que odeiam estas duas idéias, e pelos quais o Binho tem uma espécie de amor platônico. E assim como foi sua ida ao campo de Urucum, sem nem uma linha na imprensa oficial, também foi sua chegada: nem uma declaração a este respeito. Eu não vou me admirar nem um pouco se sair uma matéria da Assecom dizendo que quem foi para esta viagem não foi o governador Binho Marques, mas um sósia que se fez passar por ele. Tudo é possível, tudo é possível.

Agora mudando de assunto: eu não previ que o diretor do Detran, Cesário Braga, era forte, que tinha padrinhos poderosos e como tal não morreria pagão? Foi mais além, virou santo. Não vai demorar e teremos o primeiro santo acreano: São Cesário. Denunciado por um casal por abuso de autoridade no trânsito, ameaças, e supostamente estar dirigindo embriagado, com tudo registrado em boletim de ocorrência na delegacia do Bujari, Césario saiu de acusado para vítima. Com direito até de manifestação de solidariedade de setores da PM. Vou dar uma sugestão ao “ Doutor Cesário” (é assim que exige ser chamado pelos subalternos): pedir que seus defensores entrem com um pedido de beatificação junto ao padre Asfury. Eu não tenho nem dúvida que será deferido depois deste milagre de passar de acusado para vítima. E após a beatificação é mandar fazer imagens à sua semelhança e colocar em altares nas mesas dos seus subordinados. E todas as terças-feiras serem rezadas novenas para São Cesário. Ave Maria……….

Quando vejo esta correria da assessoria da candidatura do deputado federal Sérgio Petecão (PMN) à prefeitura de Rio Branco, em plena campanha atrás de equipamentos, de profissionais regionais para tocar sua campanha (seu marqueteiro alagoano teria sido contratado por 250 mil reais), vejo que voltam a se repetir todos os pecados da oposição: a bagunça, a improvisação, o amadorismo. Fosse algo organizado, o candidato, que é um nome palatável nas camadas com menor poder aquisitivo, estaria agora se dedicando exclusivamente à sua campanha, e não estar batendo cabeça com estes pormenores. Depois ficam com raiva quando comparo as oposições a times de peladeiros, que só se reúnem na hora do jogo. Acabou o tempo que se ganhava eleição no Acre na base do amadorismo. O que acontece é que o Petecão deve estar pensando que é candidato a deputado federal, onde basta montar algumas estruturas e a eleição está garantida. Candidatura majoritária é mais embaixo. Há que se ter propostas, o universo de eleitores para se convencer é bem mais amplo, e aí as coisas não se resolvem com tapinhas nas costas. O Angelim não é imbatível. Ninguém é. Até o Titanic que era tido como insubmergível, acabou afundando. Mas, do jeito que o grupo de marketing que cerca o Petecão está tocando os primeiros acordes da campanha, com cada instrumentista dando uma nota diferente na música, o prefeito Angelim no mínimo deve estar agradecendo. Ou o Petecão manda sua orquestra se afinar ou vai acabar fazendo sarau apenas no pé de Apui. Sem direito nem a tocar nas sextas-feiras no Senadinho.

E para fechar: pelos números que vi ontem não mudou nada em Xapuri. A candidatura do PT continua atolada. O grande problema é que o partido não tem mais o domínio absoluto da zona rural. Isso foi patente na última campanha, onde o candidato Raimundão (PT) perdeu na urna do seringal Cachoeira, uma espécie de santuário ecológico do PT, para o Wanderley Viana. A máquina do PT vai ter que roncar muito os motores e usar bimbarra (alavanca feita com pau) para desatolar a candidatura petista naquele município.

Luis Carlos Moreira Jorge, blogueiro nas horas vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News