Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Congresso religioso em Capixaba

Ontem tive a grata surpresa de visitar à noite o municipio de Capixaba, convidado a participar do Primeiro Avivamento das Denominações evangélicas da região, movimento este que reuniu significativo numero de pessoas que lotaram as imediações do mercado público daquele município. Acompanhado do meu amigo pessoal Pedro Leite e família estive presente das 20:30hs até quase Ás 00:00horas,, principalemnte revendo amigos e analisando de perto o evento.

A priori gostaria de parabenizar a comunidade evangélica de cabixaba e imediações incluindo a xapuriense que estava muito bem representada. o evento contou com a participação de cantores e pregadores de outros estados, cito: Goiás e Paraná que vieram dar seu testemunho e animar a festa religiosa entre eles o Pastor Paulo Marcelo que segundo informações destaca-se entre os 10 mais requisitados do Brasil na Assembléia de Deus.

Como sou meio cético para algumas pregações, mas muito respeitoso pela fé que é projetada nesse ambientes me pautei a adimirar respeitopsamente o ambiente e ficar sinceramente surpreso pelas expressoes de religiosidade impregnada naquele local, depois num pequeno feedback lembrei-me de que à alguns anos, as igrejas evangélicas era lugares cheios de pessoas que conheciam a Bíblia de capa a capa, que seportavam reverentemente durante o culto e não raro, as pessoas do mundo admiravam os evangélicos por sua fé e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis.

São inúmeros os testemunhos de pessoas que aceitaram o doutrinamento ou costumeiramente como dizem "aceitaram Jesus" e fora para Cristo após conviver com um crente genuíno daqueles que realmente pregam por vocação e não por conhecimento teológico, este, normalmente descrito como alguém humilde, prestativo e sempre com um versículo bíblico na ponta da língua, para qualquer situação.

Lembrei-me num instante em que vi varias denominações juntas no evento em um verdadeiro ecumenismo de que os cultos nas igrejas evangélicas eram cheios de hinos e coros profundamente inspiradores, refletindo as doutrinas fundamentais da fé cristã. O ofertório era uma demonstra-ção de zelo e gratidão a Deus e o dízimo era um ato alegrede fidelidade ao Senhor. Quando o pastor subia ao púlpito,todos atentamente recebiam edificação através de uma pregação biblicamente fundamentada. A pregação da Palavra era o centro do culto.

Interessante que entre as mudanças perceptíveis está a forma de diálogo com o público o linguajar carismático e sentimental empregado, antes, algo mais formal, puro, mais surrealista mesmo nas igrejas pentecos-tais, não era muito diferente.

Percebi ontem no evente que as Igrejas evangélicas estão numa fase de transição para o novo, percebi que que alguns grupos evangélicos são vistos como mais uma "tribo" urbana, assim como os sufistas ou os hippies, que tem música própria, gírias e slogans próprios.

O culto reverente, virou entretenimento. O momento de destaque no culto, continua sendo a meditação na Palavra de Deus, proclamada por um pastor bem preparado teologicamente, mas também um momento de "louvor" (momento musical), dirigido por bandas com caros aparelhos de som.

As letras dos hinos não falam mais em grandes profetas e coisas antigas, mas em situações práticas e cotidianas vivenciadas por todos e com ações de forte apelo emocional. O ofertório apesar de ser momento de fé para com as promessas de Deus para os desavisados pode ser considerado como barganha com Deus.

Percebi no pouco momento de presença naquele local que a doutrina é colocada está no mesmo nível de plano,a "adoraração". porem o ponto principal é a conjutura social de amizade entre o povo evangélico a sua postura diante da sociedade é sempre louvável.

Acredito que momentos como o que pude presenciar em Capixaba deve acontecer sempre, já que é um espaço de fé, um momento de resgate do plano de Deus para com a humanidade e independentemente de mudanças ou não o importante é que comportamentos religiosos sejam moldados dentro de uma perspectiva de formação de pessoas de bem para a familia e para a sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News