Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Visita à Casa Kalume

Ontem depois do almoço, realizei visita na Antiga Casa Kalume em Xapuri, onde há muito tempo não entrava e para os amantes de Xapuri, sabem que uma conversa com o respeitável Senhor Antonio Zaine é algo que não se pode perder, o comércio em si praticamente não existe mais pois entre poucas mercadorias há grande número de objetos raros, que vão desde rifles Winchester calibre 44, apelidados de "papo-amarelo", trazidos pelos grandes seringalistas durante a Revolução Acreana à ferramentas dos seringueiros, recortes de jornais de épocas importantes da história do Acre, Livro tombro "diário" dos acontecimentos na princesinha, objetos pessoais de famílias tradicionais entre muitas outras coisas.

É Válido frisar que em nenhum outro lugar de Xapuri os visitantes vão encontrar tanta informação sobre a história do municipio como na Casa Kalume, antiga casa aviadora localizada no centro comercial da cidade que durante o século passado abasteceu grande parte dos seringais do município, na época, um dos maiores produtores de borracha do Estado. O local passou a ser nos últimos anos um dos pontos de visita obrigatória para turistas, estudantes e pesquisadores que vão ao município.

Nos dias atuais, a Casa Kalume não "avia" mais os seringais nem compra a produção de borracha e castanha, como fazia em épocas mais favoráveis, do ponto de vista econômico, quando a casa comercial chegou a enviar em um único carregamento cerca de 200 toneladas de borracha para Manaus, como pode ser comprovado em antigas guias de embarque guardadas até hoje.

Aberta desde 1916, a antiga Casa Kalume foi transformada em um museu informal pelo paulista de Corumbataí Antônio Assad Zaine, o "Prezado", como é carinhosamente conhecido pela população da nossa cidade. Nesse ano ele completa 81 anos, dos quais 53 inteiramente dedicados a Xapuri, o velho "Prezado" se tornou uma das figuras mais significativas para a preservação da história e da memória do município. "Ao chegar aqui percebi que essa era a terra em que nasci para viver. Foi uma paixão imediata pelo Acre que senti que finquei raízes e daqui não pude mais sair", explica ele.

Com uma dedicação incomum, ele conseguiu preencher o vazio deixado pela falência do modelo de atividade comercial baseada no sistema de aviação - troca da produção da borracha e outros produtos extrativistas por mercadorias - com a criação de um museu, onde estão reunidos elementos diversos da cultura do povo acreano, que organizados de forma cronológica retratam a trajetória histórica da cidade, desde a ocupação pelos primeiros nordestinos que aqui chegaram, passando pela Revolução Acreana, até os acontecimentos mais recentes do cotidiano social e político da "Princesinha do Acre".

Antônio Zaine convive com um grande número de objetos raros que vão desde rifles Winchester calibre 44, apelidados de "papo-amarelo", trazidos pelos grandes seringalistas durante a Revolução Acreana, espadas, instrumentos usados pelos seringueiros na extração do látex, artefatos de origem indígena, vasos vindos da Europa no início do século passado e até mesmo instrumentos de uso doméstico, como antigos ferros de passar à brasa, fogões de lenha e outros itens que revelam o estilo de vida levado pelos nossos antepassados.

Outro acervo que chama bastante a atenção de quem visita o museu é o de recortes de revistas e jornais antigos que relatam o desenrolar dos acontecimentos políticos e sociais da cidade e do Acre, retirados das mais antigas publicações do Estado. Algumas fotos mostram locais históricos de Xapuri ainda engatinhando, como, por exemplo, a construção do Instituto Divina Providência, administrado pelas freiras da Ordem das Servas de Maria Reparadoras, que entre os anos de 1927 e 1971 foi referência educacional para toda a Região Norte.

Como o espaço da casa comercial foi se esgotando, Antônio Zaine passou a utilizar o velho armazém de borracha e a casa da sogra Linda Gomes Fonseca, já falecida, situada na Rua Dr. Batista de Moraes, para acomodar o crescente número de objetos que a cada dia passam a fazer parte do acervo, formado principalmente por objetos antigos que foram abandonados por seus donos nos quintais das casas comerciais e residências localizadas na área mais antiga da cidade. Todo objeto antigo encontrado por um morador transforma-se, nas mãos do "Prezado", em uma peça do museu.

Antônio Zaine busca, atualmente, conseguir tornar oficialmente a Casa Kalume um museu, uma vez que, mesmo sem praticar a atividade comercial de forma efetiva há vários anos, ainda recaem sobre o estabelecimento os encargos tributários referentes à empresa Abib Kalume & Cia. Ltda. Pretende elaborar um projeto para apresentar ao governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, para restaurar e adequar o espaço que ele considera impróprio para guardar tantos elementos relacionados à história de Xapuri e do Acre.

"Uma história rica como essa não pode se perder pela falta de espaço e de um lugar mais adequado para guardar tanta memória. Espero que as autoridades se sensibilizem para me ajudar a valorizar essa história", diz, em tom de apelo, Antônio Zaine.

Uma história de amor e dedicação ao Acre
O paulista Antônio Assad Zaine chegou ao Acre no dia 9 de julho de 1954, segundo ele mesmo conta, a convite de seu primo Jorge Kalume, que depois seria governador do Acre (1967-1971), simplesmente para pescar. Ao aqui se apaixonou pelas belezas da região e logo adotou a cidade como a terra de coração, onde constituiu família (casou-se com a professora Déa Gomes, com quem teve dois filhos - o ex-vereador César Gomes Zaine e a professora Terezinha Zaine Sarkis) e estabeleceu-se definitivamente.

Trabalhou durante muitos anos na empresa da família Kalume, mas desde cedo já começou a se dedicar a guardar os registros da história da cidade e do Estado que o proporcionaram criar o museu da Casa Kalume ou o Museu do Prezado como muitos dizem, onde permanece, mesmo que informalmente, a escrever a história de Xapuri. Seu trabalho e dedicação ao município e ao Acre já foram mostrados para todo em Brasil através do programa Repórter Record, da Rede Record de Televisão.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo essas informações do senhor Antônio Zaine, Xauri vive cheia de pessoas interessantes como seu Zaine, seu Garrinha, dona Vicência, Dona Cosson... Tudo muito rico e vivo.
    Gostaria de encontrar forte investimento do setor público na cidade, já que vejo a sociedade bem articulada.

    ResponderExcluir

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News