Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Terça Conturbada


Hoje a Câmara Municipal de xapuri foi palco de protestos tanto por parte de Vereadores que segundo os mesmo estão engessados pela falta de resposta do prefeito às suas solicitações, e dos funcionários da educação Municipal que depois de não se contentarem com as explicações dadas pelos representantes do Povo, promoveram ato público em frente a Sede do Poder Legislativo, caminhando até a frente da Prefeitura Municipal pelo tratamento dispensado à categoria pela atual administração.

Segundo a professora Edna Barbosa, presidenta do Sinteac em Xapuri a categoria há mais de 3 anos não recebe reajuste salarial, mesmo que o PCCS- Plano de Cargos Carreira e Salários da categoria assegure anualmente o reajuste de acordo com as perdas e ajustes da economia, a classe vem enfrentando dificuldades em manter bons relacionamentos com atual administração, haja visto que a mesma se nega a sentar para negociar.

Os Vereadores se viram em maus lençóis para explicar o porque que neste ano aprovar6am um reajuste de 50% para o salário do prefeito e do vice, mesmo que por motivos justos já que o município ainda é o que paga o menor salário ao Chefe do Executivo, e não terem na mesma oportunidade articulado reajuste para os servidores municipais. Inconformados com a situação os funcionários municipais distribuíram panfletos com o seguinte questionamento:
(Leiam: 1- O prefeito de Xapuri, só vive de enganação. Promete e não cumpre, com sua palavra, não! 2- Foi na escola Rita Maia e armou mais uma enganação. Lambuzou a escola de tinta, pra dizer que é o bonzão. 3- Inaugurou o feito, com consultas e muita enganação. Até hoje não lembrou do reajuste da EDUCAÇÃO. 4- A Secretária de educação anterior disse: que dinheiro não era problema. Mas cadê esse dinheiro que não aparece, Não! 5- Será que o gato comeu? Ou vai virar caixa2 da reeleição. 6- Prefeito estamos de olho, na próxima eleição. 6- Quem ganha PODER e não usa para ajudar o TRABALHADOR, não merece nosso voto e nem a REELEIÇÃO. 7-CHEGA! De quem promete e não cumpre e só engana o CIDADÃO.

Durante a seção na plenária da casa podia ler os fartos cartazes ostentados pelos professores, onde entre muitos via-se claramente: 1- Senhor Prefeito: Três anos sem reajuste para os servidores da educação. Chega de não cumprir com a sua palavra. 2- Senhores Vereadores o povo precisa de proteção. Reajuste é a solução. 3- 50% para o Prefeito de reajuste. Vereadores para trabalhadores em educação. NADA. 4- os trabalhadores em educação paralisam por falta de compromisso do Prefeito com a categoria. 5- Prefeito, cadê o reajuste prometido? 6- Senhor Prefeito, precisamos de: Merenda de qualidade, Materiais didáticos, Concurso Público, Professores para Segunda e Terceira série, digitador para o Primeiro turno, Visita do secretário.

É pelo que percebi são mais do que justas as reivindicações e os cartazes e faixas falam por si só, agora só tem um probleminha que é a concessão do reajuste, que diante da Legislação Vigente não poderá ser concedido mais esse ano devido a proximidade do pleito eleitoral. Agora só restará a categoria utilizar de outros instrumentos para dar a devida resposta aos responsáveis por suas perdas salariais.

O restante da seção foi mais para justificar a postura diante das circunstancias e prorrogar para a próxima semana a apreciação do projeto que concede a doação do Prédio onde funcionava a antiga Prefeitura para o Estado.

O que deveras me interessou fora dois documentos em particular que já manifestei interesse em tomar conhecimento assim que se tornar acessível ao público, um trata-se da resposta tardia do Prefeito àquelas solicitações que os Vereadores da Bancada do PT fizeram no inicio do ano, onde alencaram uma série de possíveis irregularidades, percebi que pelo volume da resposta que pouquíssima coisa fora listada, porém só comentarei quando tiver acesso às informações contidas no documento e gostaria que levassem em consideração de que tenho conhecimento profundo da situação, então dependendo do conteúdo documental vou me posicionar fortemente. Outro documento interessante no meu ponto de vista fora requerimento aprovado que solicita do executivo Municipal, processo licitatório da empresa vencedora que assumiu a cerâmica municipal num procedimento de terceirização e no mesmo documento a solicitação de que seja disponibilizado ao Legislativo Municipal o Projeto e o Plano de Trabalho da rede de esgoto que está sendo construída no centro da cidade. Deviam pedir também o certame licitatório...

Agora é so esperar mais seis meses para a resposta ser dada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News