Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Encontro de Escritores e Leitores acontece amanhã


A Academia Acreana de Letras, em parceria com o Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour

A Academia Acreana de Letras, em parceria com o Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, retoma o projeto Encontro de Escritores e Leitores com o lançamento do livro "Política Educacional no Estado do Acre (1963-1995) - A Trajetória da Formação Docente", de Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto, nesta sexta-feira, 9, às 19h30, no Theatro Hélio Melo.

Como explicitado no título, o livro enfoca a questão da trajetória da formação docente no Estado do Acre, no período delimitado. Resumo de uma Tese de Doutorado, a pesquisa analisa a coerência das propostas oficiais da política educacional acreana e as metas obtidas, contribuindo historicamente à análise da política educacional regionalizada, escassa de bibliografia sistematizada sobre o tema.

"As razões que levaram à realização deste trabalho foram de várias ordens, principalmente intelectual, decorrente do desejo de conhecer e compreender, e prática, decorrente do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz" explica o autor. "A identificação com o tema teve início no início dos anos 70, ao concluir minha formação para atuação no magistério primário, prosseguindo com meus estudos em Pedagogia".

O autor centraliza sua análise na ação estatal sem preocupação de realizar um inventário exaustivo sobre a educação acreana. Ao contrário, trata-se de um estudo introdutório que pretende ampliar o debate sobre o tema enfocado. "A análise de conteúdo da política educacional acreana foi submetida a uma interpretação à luz de um referencial teórico-crítico, construído através de minha experiência acadêmica de estudante e professor e, ainda, através de estudos específicos realizados sobre o tema" explica. Cônscio das limitações de sua obra, o autor convida o leitor a apresentar suas críticas e sugestões.

O autor - Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto é Doutor em Educação pela UFMT, Mestre em Educação pela Universidade Sagrado Coração de Bauru-SP. Professor aposentado pela UFAC, atualmente é o Coordenador de Pós Graduação do IESACRE e Membro da Academia Acreana de Letras.

Escritores e Leitores - O Encontro de Escritores e Leitores tem por finalidade promover a interação entre autores e leitores, contribuindo para o exercício da cidadania, na medida em que permite ao individuo a compreensão do significado das vozes que se manifestam no debate social e cultural no meio em que a obra é produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News