Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Riqueza e miséria na floresta




A riqueza natural do Parque Nacional da serra do Divisor, no Vale do Juruá continua a esconder o verdadeiro estado de miséria absoluta em que vivem os moradores da região.

A deputada Antônia Sales (PMDB) denunciou ontem o completo estado de abandono em que os agricultores vivem. As leis elaboradas por quem vive trancado em confortáveis salas com ar condicionado e não conhecem a realidade dos trabalhadores, obrigaram seringueiros e largar o extrativismo vegetal para se dedicarem à agricultura de subsistência.

O poder público, segundo a deputada, acha que com a criação de Reservas a vida das populações locais iria melhorar, porém ele não dá apoio para que isso aconteça. Os moradores reclamam porque foi prometida a criação de um programa "Bolsa-Floresta, com investimentos de R$400 milhões que nunca chegaram lá".

O fraco investimento na Educação da Região, com escolas inacabadas ou falta de professores e material didático, também foi denunciado pela parlamentar. O que se ver, segundo a deputada, é o pessoal jogado à própria sorte. O paraíso a eles prometido, nunca chegou.

Eles não sabem ao certo se são agricultores, seringueiros ou guardas florestais. O Governo, na visão de Antonia Sales, precisa ter mais sensibilidade para com essas populações. O rio Moa é a principal via de acesso a Serra do Divisor.

Partindo de Mâncio Lima, uma viagem de barco pode demorar até dois dias e meio. O mesmo percurso pode ser feito em sete horas, de voadeiras ou botes, quando os rios estão cheios. A beleza natural da região, sobretudo as cachoeiras, encantam os visitante, mas ao mesmo tempo, camuflam a vida sofrida dos ousam a dividir o espaço com a fauna e a flora.

Os moradores da Serra do Moa aguardam a promessa da criação de um programa “Bolsa Floresta”, um subsídio financeiro que seria mantido pelo governo federal, como forma de garantir a permanência das famílias na reserva. O Parque Nacional da Serra do Divisor possui área de aproximadamente 846 hectares, e está localizado no Estado do Acre, nos cinco municípios do Vale do Juruá.

A maior parte da área é coberta por Florestas Tropicais Abertas de Cipó e de Palmeira. A de Cipó destaca-se pelo relativo espaçamento entre as árvores, e abriga espécies vegetais como o juá, taperebá e o inharé, entre outras. Já a de Palmeira apresenta grandes agrupamentos das palmeiras existentes na região, tais como paxiúba-lisa, patauá, açaí, jaci, murumuru, paxiúba-barriguda, inajá e jarima.

Como ainda não possui infra-estrutura de apoio ao turista, as visitas ao parque só podem ser feitas mediante autorização prévia do Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News