Caros Leitores, desde a sua criação o Blog Xapuri News, o intuito sempre foi de ser mais um espaço democrático de noticias e variedades, diretamente da Princesinha do Acre - Terras de Chico Mendes - para o mundo, e passará momentaneamente a ser o instrumento de divulgação das Ações da Administração, Xapuri Nossa Terra, Nosso Orgulho, oque jamais implicará em mudança no estilo crítico das postagens.

terça-feira, 17 de junho de 2008

RONDONIA ULTRAPASSA MATO GROSSO E PARÁ NO ÍNDICE DE DESMATAMENTO

Segundo matéria veiculada pelo Portal Terra nesta terça-feira, Rondônia ultrapassou Pará e Mato Grosso, habituais devastadores da floresta amazônica, e agora é vista como principal vilã do Norte do País. O estudo mostra o envolvimento de madeireiros e políticos no desmatamento de unidades de conservação localizadas em áreas indígenas no Estado de Rondônia. Preparado pelo Grupo de Trabalho Amazônico no Estado (GTA), o texto aponta as razões de Rondônia ter ultrapassado tradicionais campeões de devastação, como Pará e Mato Grosso, quando se avalia o índice de desmatamento acumulado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, em julho de 2007, o desmatamento chegou a 9 milhões de hectares, o equivalente a mais de um terço da área total do Estado.
O relatório do GTA será divulgado durante cerimônia de celebração do acordo dos Surui com o programa Google Earth, que passa a mapear o território da aldeia Sete de Setembro e a medir o desmatamento.

O texto avalia as implicações socioambientais do desmatamento das áreas de proteção ambiental e relata casos de expulsão de comunidades por grupos de homens armados, que buscam se apoderar de terras nas áreas de reserva. O índio Almir Surui, coordenador da Associação Metareilá do Povo Indígena Surui, é um exemplo. Ele teve de deixar Rondônia por causa das ameaças de morte. O trabalho traz ainda propostas capazes de reduzir o desmatamento e reduzir a violência.

Fonte: RONDONIAGORA.COM e Portal Terra
Autor: RONDONIAGORA.COM e Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro usuário, você é muito importante para este espaço, suas idéias e opiniões são valiosíssimas, será sempre muito bem vindo a deixar impregnado sua opinião.

Caso queira contribuir, com uma crítica construtiva prossiga, você será respeitado, tal qual o teu respeito para o Xapuri News, porém caso deseja deixar um comentário que fira os preceitos éticos deste instrumento de informação, infelizmente não poderemos publicar o teu comentário...

Cordiais Abraços...
Joscíres Ângelo
Adm. Xapuri News